SISVAN Bolsa Família 2021: Mapa de Acompanhamento, DataSUS

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) é uma ferramenta utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para monitoramento da saúde dos brasileiros. Como forma de acompanhamento do desenvolvimento dos beneficiários, o Bolsa Família também adota o Sisvan para coleta das informações a respeito de exames médicos e avaliações nutricionais rotineiramente. Fique ligado e confira como funciona o SISVAN Bolsa Família abaixo.

Sisvan Bolsa Família 2021

Sisvan Bolsa Família 2021

Como Funciona o Sisvan Bolsa Família

O Sisvan é um sistema de dados que descreve e também prediz de forma contínua as principais tendências de nutrição e alimentação da população brasileira. Por isso, a plataforma requer atualizações constantes sobre o desempenho nutricional de cada beneficiário do Bolsa Família.

Então, duas vezes ao ano, os responsáveis pelo programa em cada município convocam os beneficiários para coleta de informações. Entre os públicos-alvo prioritário dessa chamada estão:

  • Crianças;
  • Mulheres em idade fértil e;
  • Gestantes de até 45 anos.

Sisvan Bolsa Família 2021
Sisvan Bolsa Família 2021

Nesses grupos, são realizados avaliação da situação nutricional, acompanhamento da vacinação de crianças menores de 7 anos e também auxílio ao período pré-natal de gestantes.

Todas essas ações preventivas de assistência social buscam melhorar o bem-estar e promover o acesso à saúde aos beneficiários.

Quais Programas e Iniciativas Utilizam Dados do Sisvan

O Sisvan é um banco de dados público, por isso, é utilizado por vários setores da sociedade para melhoramento das políticas públicas que envolvem famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

O SUS do munícipio recorre constantemente às informações agrupadas para desenvolvimento de ações que possam prevenir algumas situações, como desnutrição e morte prematura.

No entanto, é o Bolsa Família quem mais recorre aos dados presentes na plataforma do Sisvan. Com os nomes de todos os beneficiários em mãos, o programa garimpa todas as informações de cada integrante do grupo familiar no Sisvan.

A partir dessa consulta, é montado o diagnóstico de informações nutricionais de cada beneficiário. Atualmente, o programa tende mais de 13,9 milhões de beneficiários, que recebem o auxílio mensalmente sob condição de cumprir algumas regras, como:

  • Acompanhamento nutricional;
  • Frequência escolar e;
  • Mantimento de dados atualizados.

Quais Programas e Iniciativas Utilizam Dados do Sisvan
Quais Programas e Iniciativas Utilizam Dados do Sisvan

Mapa de Acompanhamento do Bolsa Família

O mapa de acompanhamento do Bolsa Família é uma plataforma que permite encontrar e acompanhar os principais dados da saúde alimentar e nutricional dos beneficiários do programa de transferência de renda.

Essas informações ajudam no desenvolvimento de medidas e ações que possam reverter e melhorar a qualidade de vida das famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza.

Os gestores podem acompanhar as avaliações e exames médicos realizados pelos beneficiários do Bolsa Família, e também podem segmentar os dados para recolher informações in loco.

Os dados podem ser segmentados levando os seguintes fatores em consideração:

  • Cor;
  • Região;
  • Estado;
  • Grau de instrução;
  • Sexo;
  • Entre outros parâmetros.

Na consulta pública do Sisvan Bolsa Família, o cidadão pode ter acesso a cinco tipos de relatórios sobre o consumo alimentar de 2008 a 2014, estado nutricional das pessoas acompanhadas, consumo alimentar a partir de 2015, tipo de alimentação e o alimento materno de menores de dois anos.

Leave a Reply