SIBEC 2021: Consulta Pública Bolsa Família, Login

O Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC) é uma plataforma da Caixa Econômica Federal que visa oferecer mais transparência ao Bolsa Família. Por meio desse sistema, qualquer cidadão ou beneficiário podem realizar a Consulta Pública do Bolsa Família gratuitamente e de uma forma muito simples. Quer saber um pouco mais sobre SIBEC 2021? Leia o artigo abaixo!

SIBEC 2021
SIBEC 2021

O que é SIBEC

O SIBEC é uma ferramenta que possui o objetivo de oferecer informações e possibilitar uma gestão mais transparente sobre a administração dos recursos presentes.

Como a Caixa Econômica é a entidade responsável pelo pagamento de todos os beneficiários do programa, o SIBEC está totalmente hospedado no site da entidade financeira.

Consulta SIBEC

A consulta pública ao SIBEC pode ser feita por qualquer cidadão, desde que preencha as informações solicitadas no formulário. Atualmente, a Caixa Econômica Federal disponibiliza três formas de consulta à plataforma. Saiba, abaixo, o passo-a-passo sobre como consultar o SIBEC.

  1. Acesse a plataforma de Consulta Pública do Bolsa Família pelo endereço: beneficiossociais.caixa.gov.br.
  2. No SIBEC, a consulta pode ser feita por:
    • UF
    • Município
    • Família
  3. A depender da sua escolha, preencha as informações solicitadas e confira a consulta pública do Bolsa Família.
Portal do Bolsa Família 2021 Caixa
Portal do Bolsa Família Consulta Pública

SIBEC Bolsa Família

O Bolsa Família é o maior programa de assistência social do Brasil. Atualmente, o benefício atende aproximadamente 13,9 milhões de pessoas em todas as regiões.

O objetivo do Bolsa Família é garantir o direito à alimentação e o acesso à educação e a saúde das famílias em situação de vulnerabilidade social. Devido a quantidade de participantes, o Bolsa Família tem a plataforma SIBEC, que reúne todos os dados dos beneficiários.

SIBEC Consulta Publica

A consulta pública ao SIBEC permite que seja verificado os beneficiários do Bolsa Família por estado, município e família.

  • Em estado, os dados são voltados para a quantidade de beneficiários e também as cidades atendidas.
  • Já em município, a consulta permite que seja visualizado a lista de beneficiários e valor recebido por cada.
  • Por fim, em consulta benefícios por família, o SIBEC requere o Número de Inscrição Social (NIS) ou CPF do responsável familiar para conferência dos dados.

SIBEC Login

Os responsáveis pela gestão do Bolsa Família em cada município podem fazer login na plataforma do SIBEC para verificar as principais informações sobre benefício. No SIBEC, os administradores podem verificar bloqueio e desbloqueio do benefício, imprimir relatório, reverter cancelamento, valores e manutenção do Bolsa Família.

  1. Acesse o site de Serviços Sociais da Caixa Econômica pelo endereço: www.servicossociais.caixa.gov.br.
  2. Escolha um segmento para fazer login no SIBEC:
    • Login por NIS
    • Por CPF
    • Login por e-mail
  3. Após a escolha do segmento, digite as informações requeridas e clique em “Ok”. A plataforma irá redirecionar para consulta ao SIBEC.
SIBEC Login
SIBEC Login

Vale ressaltar que a consulta dos gestores ao SIBEC é mais completa do que as que podem ser realizadas por pessoas comuns. Determinadas informações, como número de documentos do beneficiário, podem ser usadas criminosamente.

Por isso, a consulta pública ao Bolsa Família é mais carente de informações.

Leave a Reply