Renda Cidadã 2021: Quem tem Direito, Inscrição, Valor

O Governo do Estado de São Paulo criou um programa de transferência de renda direta, o Renda Cidadã. Assim como o Bolsa Família, o programa paulista é voltado para o atendimento de grupos familiares que estão em situação de vulnerabilidade social por conta de desemprego ou subemprego devido à falta de qualificação profissional, ou outro motivo. Quer mais informações sobre o programa Renda Cidadã 2021? Leia o artigo abaixo!

Renda Cidadã 2021
Renda Cidadã 2021

Programa Renda Cidadã 2021

Entre os objetivos do Renda Cidadã, um dos principais é melhorar a qualidade de vida dos beneficiários através de auxilio direto ao grupo familiar e também pela promoção de atividades complementares.

Segundo a última avaliação, mais de 600 cidades paulistas disponibilizam esse programa do Governo do Estado de São Paulo.

O beneficiário deve seguir algumas regras caso vá participar do Renda Cidadã 2021, como:

  • Garantir a frequência escolar das crianças;
  • E também permitir o acompanhamento na área de saúde.
  • Ou seja, evitar o empobrecimento de uma quantidade significativa da população.
Programa Renda Cidadã
Programa Renda Cidadã

Quem tem Direito

Para participar da Renda Cidadã, o Governo do Estado estabelece que os interessados cumpram alguns requisitos para garantir o recebimento do auxílio a quem tem direito. Para poder receber o Renda Cidadã é preciso:

  • Estar cadastrado no CadÚnico;
  • Comprovar residência no estado de São Paulo;
  • Ter rendimento familiar correspondente a ¼ do salário mínimo;

Como se Inscrever no Renda Cidadã 2021

A inscrição no Renda Cidadã deve ser feita exclusivamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ele é o único órgão responsável pelo recebimento de interessados em participar do programa de assistência social.

Para se inscrever no Renda Cidadã 2021 é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  1. Dirija-se até o CRAS mais perto da sua residência;
  2. No órgão, solicite a inclusão no Renda Cidadã;
  3. Apresente os documentos que comprovam a situação da família, como comprovante de renda, comprovante de renda, carteira de idade, comprovante de matrícula escolar e carteira de vacinação atualizada das crianças.
  4. O CRAS irá avaliar os documentos e conferir se o cidadão se encaixa nos critérios para inscrição e cadastramento no Renda Cidadã.
Como se Inscrever no Renda Cidadã 2021
Como se Inscrever no Renda Cidadã 2021

Valor do Renda Cidadã

O valor do Renda Cidadã é um auxílio para ajudar na superação da situação de pobreza e extrema pobreza. Atualmente, as regras do programa estabelecem que os beneficiários podem receber o valor por até três anos.

Hoje, o valor do programa é correspondente à R$ 80,00 mensais, que também pode ser acumulado com outros benefícios do Governo Federal, como:

Cartão Renda Cidadã

Após o cadastro no Renda Cidadã no CRAS, os profissionais analisarão os dados informados do cidadão. Caso seja aprovado, o beneficiário receberá o cartão do Renda Cidadã em sua residência.

O recebimento do valor depositado pode ser feito numa das agências do Banco do Brasil. Na ocasião, além do cartão, é necessário levar um documento oficial com foto, como:

  • Carteira de identidade ou;
  • Carteira de trabalho.
Cartão Renda Cidadã
Cartão Renda Cidadã

O calendário de pagamento do Renda Cidadã 2021 é individualizado para cada município paulista.

Leave a Reply