Projeto Presença 2021

A frequência escolar é um problema no Brasil, muitas crianças e adolescentes possuem dificuldades em frequentar a escola como devem e acontece a chamada evasão escolar. Sabemos o quanto é importante que essa formação educacional aconteça para o desenvolvimento da criança / adolescente em diversos níveis e para tentar diminuir essa questão, foi criado o Projeto Presença. Em nosso artigo de hoje você vai entender com maiores detalhes sobre o Projeto Presença 2021. Confira.

Projeto Presença 2021

Projeto Presença 2021

O que é?

O projeto presença existe para estimular que o aluno frequente a escola da forma esperada, tal aluno pode estar no sistema público ou no sistema privado. O projeto foi criado no ano de 2005 e é coordenado pelo MEC – Ministério de Ensino e Cultura.

Benefícios do Projeto Presença 2021

Existem benefícios desse projeto, primeiro para o governo que tem a capacidade de melhorar o desenvolvimento escolar, mas também aos alunos e suas famílias.

Entre esses benefícios, podemos citar:

  • A possibilidade de acompanhar os alunos tanto das escolas públicas como das escolas privadas;
  • Possibilidade de criar políticas públicas visando reduzir a evasão escolar;
  • Métodos de ter acesso as notas dos alunos e sua presença, isso é utilizado para manter programas como o Bolsa Família.
Benefícios do Projeto Presença 2021

Benefícios do Projeto Presença 2021

Como Funciona o Projeto Presença

O projeto presença é dividido em 4 partes, tudo para atender os mais variados perfis de estudantes, é preciso entender um pouco dessa situação na prática.

  • A primeira parte do projeto começa dentro da escola, onde existe uma pessoa responsável por analisar a frequência dos alunos;
  • Na segunda parte o coordenador do programa do seu município vai ficar responsável pela análise de todas as frequências e de todos os alunos;
  • A terceira parte do projeto é de responsabilidade do coordenador estadual, ele será o responsável por selecionar alunos que apresentam uma frequência escola efetiva, garantindo que eles continuem recebendo o benefício do Bolsa Família;
  • Por fim, o coordenador municipal é quem vai fazer os cadastrados das pessoas interessadas no programa, verificando também se elas se encaixam nos critérios estabelecidos.
Como Funciona o Projeto Presença

Como Funciona o Projeto Presença

Ao perceber a baixa frequência em determinado no local, o governo pode pensar melhor em ações.

Projeto Presença – Frequência Escolar e o Bolsa Família

Como podemos perceber pelo tópico acima, o programa tem relação direta com o Bolsa Família, foi uma forma que o Governo encontrou de garantir que o funcionamento desse programa funcione corretamente.

Como sabemos, para muitas famílias o Bolsa Família é importante, sendo uma ajuda que acaba fazendo diferença no final do mês. Citamos alguns benefícios no geral, mas para o governo relacionar o Projeto Presença com o Bolsa Família, é importante por alguns motivos.

O governo consegue acompanhar melhor o aluno, bem como, todas as informações referentes as notas, podendo encontrar fragilidades no ensino.

Como mencionado e como o nome do programa nos remete, existem acessos a frequência escolar de casa região e o comportamento dos alunos de forma geral são monitorados.

Por isso, se você recebe o benefício do Bolsa Família, tenha atenção aos detalhes de frequência.

Leave a Reply