Passe Livre Estudantil 2021: Cadastro, Regras do Passe Livre

O Passe Livre Estudantil é um programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação que possui o objetivo de fornecer passagens de ônibus para estudantes da rede pública de educação que não tenham condições financeiras para custear os bilhetes do transporte público.

Para participar do programa, o estudante deve obedecer a alguns requisitos. Então, quer saber um pouco mais sobre o Passe Livre Estudantil 2021? Leia o artigo abaixo!

Passe Livre Estudantil 2021
Passe Livre Estudantil 2021

Passe Livre Estudantil 2021

O Passe Livre Estudantil foi criado com objetivo de garantir que crianças e adolescentes em idade escolar consigam frequentar diariamente as instituições educacionais sem comprometer a renda do grupo familiar.

Inicialmente, o programa foi implantado no Distrito Federal por indicação do ex-deputado estadual Paulo Tarde (PDT) e, em seguida, foi replicado em vários estados brasileiros.

Atualmente, por meio do programa, os estudantes tem acesso a duas passagens diárias gratuitas caso morem longe das escolas em que estudam.

Os interessados em participar devem cumprir uma série de requisitos estabelecidos e também realizar a inscrição no período estabelecido.

Passe Livre Estudantil
Passe Livre Estudantil

Requisitos para o Passe Livre Estudantil

Assim como outros programas do Governo Federal, o Passe Livre Estudantil 2021 estabelece alguns critérios para participação do programa. Vale ressaltar que o passe livre é voltado para os estudantes que não tem condições financeiras de arcar com custos do transporte.

Podem participar estudantes da rede pública de ensino, bolsista da rede particular e também matriculados no ensino fundamental, médio, EJA e técnico.

Os requisitos de participação do Passe Livre Estudantil são:

  • Rendimento familiar per capita mensal equivalente a 1,5 salário mínimo;
  • Idade mínima
  • Ser bolsista do Prouni

Cadastro Passe Livre Estudantil 2021

Após verificar os critérios e constatar que pode participar do Passe Livre Estudantil, o estudante deve verificar as formas de cadastros que são válidos para seu estado. Geralmente, os estudantes interessados em obter o Passe Livre Estudantil devem preencher um formulário de inscrição e anexar cópias do:

  • Comprovante de matrícula atualizado;
  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • CPF e;
  • Também foto 3×4.
Cadastro Passe Livre Estudantil 2021
Cadastro Passe Livre Estudantil 2021

Após a aprovação, o estudante deve buscar o cartão do Passe Livre Estudantil. No entanto, em alguns casos, como em Brasília, o cadastro do passe Livre Estudantil passou a ser oferecido online.

Vale ressaltar que o cartão é intransferível, portanto, não pode ser usado por terceiros. Além disso, também é preciso se atentar ao período de cadastramento no programa.

Geralmente, o período não é prolongado, exceto em situações excepcionais. Na maioria dos estados que adotam o Passe Livre Estudantil, o período de cadastro é iniciado em janeiro e se estende até março.

Quais os Estados que possui o Passe Livre Estudantil?

Embora seja um recurso muito útil para os estudantes, o Passe Livre Estudantil não está disponível para todos os estados brasileiros. Atualmente, apenas seis estados tem Passe Livre Estudantil:

  • Goiás;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo;
  • Rio Grande do Sul;
  • Pernambuco e;
  • Distrito Federal.
Cartão Passe Livre Estudantil 2021

Cartão Passe Livre Estudantil 2021

Os outros estados que não possui Passe Livre também oferecem desconto no valor da passagem em transporte público.

Leave a Reply