LOAS 2021 – Beneficio BPC-LOAS

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) é um benefício concedido pelo Governo Federal que tem relação com o Benefício de Prestação Continuada, também conhecido pela sigla do BPC. O principal objetivo da LOAS 2021 é garantir o rendimento de idosos e pessoas portadora de deficiência que possuam dificuldades para entrar no mercado de trabalho, mas que nunca fizeram contribuição para o INSS. Quer saber um pouco mais sobre o LOAS 2021? Leia o artigo abaixo!

LOAS 2021
LOAS 2021

Quem tem Direito ao LOAS

Podem solicitar o recebimento do LOAS 2021 todos os cidadãos que estiverem em condições de vulnerabilidade social, sejam permanentes ou momentânea. Tem direito ao LOAS:

  • Idosos que tenham nacionalidade brasileira ou portuguesa, morem no Brasil e não recebam qualquer outro benefício voltado para seguridade social;
  • Deficientes que tenham impedimentos físico, mental, intelectual ou sensorial, que, de alguma maneira, não possua participação igualitária na sociedade. O deficiente deve ter também nacionalidade brasileira ou portuguesa, residir no Brasil e não receber qualquer outro benefício.
Quem tem Direito ao LOAS
Quem tem Direito ao LOAS

Como Receber LOAS 2021

Para receber o LOAS 2021, o cidadão deve realizar o agendamento na Previdência Social por meio da central de atendimento no número 135 o até mesmo no próprio site da instituição.

No dia marcado, o cidadão deve se dirigir na agência da Previdência Social indicada no momento do agendamento com os documentos requisitados e solicitar o recebimento do benefício. Vale ressaltar que para ter acesso ao LOAS é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Como Receber LOAS 2021
Como Receber LOAS 2021

Recadastramento LOAS

Assim como qualquer outro benefício assistencial concedido pelo Governo Federal, o beneficiário deve manter as informações atualizadas. No caso do LOAS, o recadastramento deve ser feito a cada dois anos.

Caso não seja feito dentro do período previsto, o benefício pode ser suspenso a qualquer momento, sem nenhum aviso prévio.

Para realizar o recadastramento no LOAS, é preciso apresentar alguns documentos pessoais numa agência do INSS, como:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • E também comprovante de deficiência.
Recadastramento LOAS
Recadastramento LOAS

Como Consultar Benefício LOAS

A Previdência Social permite que os beneficiários consultem o LOAS por meio de uma plataforma informatizada. A consulta é muito simples e pode ser feita em dentro de poucas etapas. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a plataforma de “Consulta de situação de benefício” do INSS pelo endereço eletrônico: www.inss.gov.br/consulta-beneficio/;
  2. Na página, clique na opção “Acompanhar pedido”;
  3. Na plataforma do “Meu INSS”, clique em “Entrar”
  4. Preencha o formulário com o número do CPF e senha e clique em “Fazer Login”;
  5. Caso todos os dados estejam corretos, a plataforma irá redirecionar para plataforma de consulta ao benefício do LOAS 2021.
Como Consultar Benefício LOAS
Como Consultar Benefício LOAS

Lei do LOAS

O benefício do LOAS é regimento pela legislação desde 1993 na Constituição Federal. A lei prevê que os cidadãos tenham acesso a assistência social para garantir o atendimento às necessidades básicos. Desde sua criação, o LOAS já auxiliou milhares de idosos e pessoas com deficiência que comprovem não ter formas de prover a própria manutenção.

Leave a Reply