CRAS 2021: Para que Serve, Como se Inscrever, Benefícios

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma entidade que oferece serviços voltados para Assistência Social. O principal objetivo é robustecer a convivência com a família e com a comunidade. As unidades do CRAS são localizadas de forma prioritária em locais de maior vulnerabilidade social, como periferias e bairros com alto índice de violência. Quer saber um pouco mais sobre o CRAS 2021? Leia o artigo abaixo!

CRAS 2021

CRAS 2021

O que é CRAS

Através do conhecimento do território, o CRAS promove atividades comunitárias por meio de eventos, campanhas e palestras, assim como também busca resolução de problemas bem recorrentes, como ausência de transporte público, violência, trabalho de infantil e também a falta de espaços voltados para cultura e lazer.

Os serviços do CRAS são oferecidos graças a organização e articulação com outras entidades voltadas para políticas assistenciais. Desta forma, o CRAS democratiza o acesso dos cidadãos aos projetos, programas, serviços e benefícios assistenciais. Atualmente, o CRAS é considerado a porta de entrada da Assistência Social e é uma referência para população local.

Centro de Referência de Assistência Social

Centro de Referência de Assistência Social

Para que Serve o CRAS

As ações do CRAS são voltadas para medidas preventivas. Assim como outros órgãos, o CRAS também possui atendimento voltado para um público-alvo prioritário.

Atualmente, os serviços prestados pelo CRAS são voltados para idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência, crianças resgatadas de trabalho infantil, beneficiários de programas sociais como Bolsa Família Benefício de Prestação Continuada (BPC) e também inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).

Entre os principais serviços do CRAS 2021 estão:

  • Inscrição no CadÚnico e, consequentemente, em programas sociais, como Bolsa Família;
  • Visitas a domicílios, orientações e encaminhamento para outros serviços oferecidos pelo Governo Federal, como educação e saúde;
  • Incentivar a participação em ações culturais, artísticas, esportivas e de lazer, de acordo com a faixa etária.
Unidade CRAS SP

Unidade CRAS SP


CRAS 2021 Bolsa Família 1.000

O CRAS também é responsável pela realização de inscrições de pessoas no Cadastro Único. Ele é a porta de entrada para programa sociais, como o Bolsa Família. O CadÚnico concentra todas as informações e identifica os grupos familiares de baixa renda no Brasil para inclusão nesses programas de redistribuição de renda.

Para realizar o cadastramento no CadÚnico e no Bolsa Família 1.000, o interessado deve levar determinados documentos pessoais, como:

  • Carteira de identidade;
  • Certidão de nascimento;
  • Carteira de trabalho;
  • CPF e;
  • Título de eleitor.

Número de Telefone do CRAS

telefoneOs interessados em participar dos serviços oferecidos pelo CRAS podem tirar dúvidas pelo número de telefone da unidade mais próxima de sua residência.

Como existem mais de 8.300 unidades do CRAS em todas as regiões brasileiras, o número de telefone não é centralizado.

Por isso, o mais indicado é recorrer aos meios de comunicação da Assistência Social para se informar sobre o número de telefone do CRAS.


Endereço CRAS

Nas principais cidades do Brasil, o CRAS possui inúmeras unidades espalhadas pelos bairros mais populosos. No entanto, em cidades menores e menos populosas, o CRAS geralmente está atrelado a Secretaria de Assistência Social do munícipio.

Já as pessoas que vivem em locais de difícil acesso ou isolados, o CRAS utiliza a Lancha da Assistência Social com equipes e materiais necessários para oferecimentos dos serviços e ações.

Leave a Reply