Consultar FGTS 2021 – Como Consultar, Quem tem Direito e Certidão

Para não perder nenhuma informação relacionada ao FGTS, você precisa de ficar de olho nas movimentações feitas na sua conta FGTS pela empresa. Para isso, não existe melhor método a não ser optar por consultar 2021 FGTS pela internet – não deixe de saber como você pode verificar o seu saldo FGTS e outras informações do benefício nos próximos tópicos deste post.

Consultar FGTS 2021

Consultar FGTS 2021

Veja ainda:

Como Consultar FGTS 2021

Para que você não perca tempo e tenha sempre como consultar o FGTS, a caixa disponibiliza em seu site um campo que possibilita a verificação de informações relacionadas ao saldo atual e ao histórico de pagamentos feitos pela empresa do funcionário ao longo do tempo.

Veja como fazer a sua consulta pela internet, já a seguir:

  • Entre no site da caixa federal usando este endereço – gov.br/extrato-fgts;
  • Continue indicado o número do seu CPF e depois clique em cadastrar senha;
  • Agora você terá que aceitar os termos e clicar em aceito;
  • Na próxima página informe todos os dados pessoais solicitados e confirme a sua inscrição;
  • O site te direcionará a página de login, onde você deverá usar o CPF e a senha criada para acessar sua conta e consultar o FGTS.
Como Consultar FGTS 2021

Como Consultar FGTS 2021

Os trabalhadores que possuem o cartão do cidadão também podem usar esse documento para consultar o valor do FGTS disponível para saque.

Quem tem direito ao Fundo de Garantia

A princípio, o valor do FGTS é entregue a todos os funcionários que trabalham com carteira assinada e segundo as leis trabalhistas. Além dessa classe de trabalhadores, o FGTS também é recebido pelos seguintes empregados:

  • Domésticos;
  • Temporários;
  • Avulsos;
  • Safreiros (trabalhadores rurais que labutam somente durante o tempo da colheita);
  • Intermitentes;
  • Rurais; e
  • Atletas profissionais.

Note que para poder retirar o valor do FGTS quando for tempo oportuno, é preciso que a empresa do funcionário faça o desconto de 8% no seu salário mensalmente e deposite numa conta criada na caixa para o trabalhador pelo empregador.

Como Consultar FGTS pelo CPF

Tendo o número de seu CPF você pode facilmente fazer a consulta do histórico de pagamentos, saldo e extrato do FGTS. Essa verificação é feita pela internet seguido as mesmas etapas indicadas no tópico anterior de consulta. Ou seja, para poder fazer essa verificação basta apenas acessar o site oficial da caixa econômica federal e informar o seu CPF.

Quem ainda não tiver uma conta precisará de efetuar o cadastro para depois poder verificar as informações do FGTS.

Certidão FGTS

A certidão negativa do FGTS, também conhecida como Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), é um documento que serve para comprovar a regularidade da empresa em relação ao pagamento e cadastro do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço de seus funcionários.

A empresa somente pode receber a certidão se estiver cumprindo com o pagamento de todas as contribuições sociais definidas na lei e ter o pagamento de empréstimos lastreados com recursos do FGTS em dia.

Cumprindo com essas condições, a certidão FGTS pode ser consultada pela internet diretamente no site consulta-crf.caixa.gov.br.

Consulta Certidão FGTS

Consulta Certidão FGTS

Leave a Reply