Chave PIX: Como Cadastrar, Vantagens, Portabilidade

A tecnologia já chegou aos bancos e sem dúvida a maior novidade do ano é o chamado Pix, revolucionário e uma forma de facilidade, além de custos menores. Se você ainda tem dúvidas sobre a Chave Pix, chegou ao artigo certo, confira o que preparamos para você.

Sorteio CDHU

Sorteio CDHU

Veja também: Aplicativo Bolsa Família SIGPBF 2021 ID Jovem 2021.

O que é chave Pix?

A chave PIX nada mais é do que um apelido para identificar a sua conta dentro do sistema, necessário tanto para enviar, como para receber dinheiro.

Sendo assim, de forma bem resumida, toda vez que alguém fala sobre chave Pix, está falando sobre a forma de identificação do usuário.

Ou seja, ao invés de precisar de todos os dados bancários da pessoa (como agência, conta, CPF e afins), agora é necessário somente a chave Pix.

As chaves foram criadas também como uma forma de segurança e maior precisão dentro de todas as transações.

Como cadastrar a Chave Pix?

A forma de cadastro da chave Pix é fácil, como mencionado, o intuito é sempre facilitar para o cliente.

Mas não existe um passo a passo, porque isso vai depender de cada banco.

Como o Pix é algo geral, os bancos colocaram etapas diferentes dentro de seus aplicativos para registrar.

  • Mas basicamente dentro de cada aplicativo será possível procurar por ‘’Pix’’ e seguir as instruções para cadastros.
  • Possivelmente você recebeu algum e-mail do seu banco com as instruções em algum momento.
  • É importante saber que na hora de realizar o cadastro é possível criar até cinco chaves Pix por conta pessoa física e até 20 chaves por conta se for pessoa jurídica.
  • Para finalizar, na hora de vincular cada chave a sua conta bancária será necessária uma confirmação de identidade, o sistema vai mandar uma SMS e um e -mail.

Saiba como consultar FGTS 2021.

Quais as vantagens do PIX?

As vantagens do Pix são muitas, conheça algumas delas.

1 – Sistema sempre disponível

Quem nunca precisou fazer uma transferência depois do horário bancário e teve que aguardar o outro dia? Ou precisava do dinheiro logo na conta e precisou esperar pelos famosos dias úteis até cair?

Com o sistema Pix todos esses problemas acabaram, é possível usar qualquer hora do dia, finais de semana, feriados e ter o dinheiro na conta em apenas segundos, nada de esperar compensações.

2 – Você só precisa do celular

Como a transação pelo Pix é realizada dentro do aplicativo do banco ou da instituição financeira, você só precisa do seu celular.

E como o celular é uma coisa presente em nossas vidas, acaba não sendo um problema.

3 – Rapidez

Já comentamos um pouco sobre a rapidez do Pix e realmente é algo que surpreende todos os usuários.

Em até 10 segundos a transação está completa, ou seja, se você mandar dinheiro para um amigo basta esperar por alguns segundos para que ele confirme que o dinheiro já está na conta.

4 – Segurança

Para finalizar, todas essas vantagens podem ser aproveitadas em total segurança, com as mesmas medidas que tem um TED ou DOC, por exemplo.

Tudo está de acordo com as leis de sigilo bancário.

Quanto custa a transação do PIX

Para pessoas físicas as transações não possuem custo, sendo totalmente gratuitas.

Para pessoa jurídica é preciso consultar o seu banco, por exemplo, o Nubank já garantiu que nessa modalidade as empresas também não terão custo.

Contudo, há instituições que vão cobrar pelo Pix em pessoa jurídica, mas um preço menor do que o existente em qualquer transação do mercado, por isso as empresas também saem ganhando.

Leave a Reply