Bolsa Família Cancelado ou Suspenso 2021

O programa Bolsa Família veio para ajudar milhares de pessoas que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza, é preciso cumprir requisitos para receber o benefício. Porém, algumas pessoas se deparam com o Bolsa Família cancelado ou suspenso e não sabem como agir frente a essa situação, é preciso entender o que pode levar a essa consequência e como reativar o benefício. Em nosso artigo de hoje você vai conferir todos os detalhes do bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família.

Bolsa Família Cancelado ou Suspenso 2021
Bolsa Família Cancelado ou Suspenso 2021

Porque meu bolsa família foi cancelado?

Diversos fatores podem cancelar o bloqueio do Bolsa Família, sendo eles:

  • Dados incorretos na hora do preenchimento;
  • Renda superior ao previsto pelos requisitos;
  • Criança do grupo familiar não está frequentando a escola como deveria;
  • Gestantes ou crianças não estarem em dia com os exames e o acompanhamento médico necessário;
  • Não comparecer ao posto do Bolsa Família para realizar o recadastramento obrigatório;
  • Mudar de endereço sem avisar previamente.
O que pode causar o Bloqueio

O que pode causar o Bloqueio

Devemos lembrar que todos os requisitos são de caráter permanente.

Bolsa Família Cancelado

Quando falamos do Bolsa Família cancelado, estamos falando que o beneficiário não vai receber pode tempo indeterminado e geralmente tem alguma razão mais grave.

Provavelmente não é a primeira vez que descumpre algumas regras do programa ou foi avisado de algo através da suspensão e continuou não atendendo requisitos.

Existem ainda os casos onde a família não se enquadra mais no programa, como por exemplo, quando a renda passa a ser maior e nesses casos não existe nada a ser feito, a família realmente perdeu o direito de usufruir do Bolsa Família.

Bolsa Família Suspenso

A suspensão é diferente do cancelamento e podemos dizer que é algo menos grave, vindo para alertar o beneficiário sobre algo.

A suspensão, geralmente, acontece por tempo determinado e a pessoa consegue receber o valor retroativo, o que não acontece nos casos de cancelamento, por exemplo.

Bolsa Família Suspenso
Bolsa Família Suspenso

Como Conseguir o Benefício Novamente

A primeira coisa a ser feita é identificar o que possa estar errado dentro dos seus dados ou documentos, para corrigir de forma imediata e voltar a usufruir do Bolsa Família.

É necessário ir até a unidade do programa em sua cidade para corrigir a situação ou mesmo para descobrir o que houve (se você ainda não entendeu o que pode ter acontecido).

Quando cancelado, todo o cadastro e processo de seleção são feitos novamente.

Bolsa Família 2021 Cadastro

Os passos para se cadastrar no Bolsa Família, são:

  • Ir até a prefeitura da cidade;
  • Levar documentos, como RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de casamento (se aplicável), comprovante de renda e comprovante de endereço;
  • Se na família existem crianças em idade escolar é preciso levar a certidão de nascimento ou o RG, juntamente com a frequência escolar da criança e o cartão de vacinação atualizado.
Cadastro Bolsa Família
Cadastro Bolsa Família

Depois do processo de cadastro, é preciso esperar pela seleção. O usuário é informado por carta se está apto ou não a receber o Bolsa Família.

Leave a Reply