Bolsa Atleta 2021: Quem tem direito, Como se inscrever e Valor da bolsa

Por conta da necessidade de uma renda mensal, vários atletas brasileiros acabam dando pouco tempo a sua formação profissional para focar num outro trabalho. Pensando justamente, em 2005 o governo Federal inaugurou o projeto Bolsa Atleta 2021, que até a atualidade ainda fornece suporte a atletas de diversos esportes.

Por meio desse auxilio, os atletas conseguem focar mais no esporte que pretendem ganhar profissionalização.

Bolsa Atleta 2021

Bolsa Atleta 2021

Quem tem direito ao Bolsa Atleta

Para poder ter acesso ao Bolsa Atleta, é preciso que o interessado esteja em uma das categorias que foram definidas para o recebimento deste valor. Sendo que ao todo, o programa possui 6 categorias que tem os seus próprios requisitos e valores do benefício, são elas:

  • Bolsa Atleta Categoria de Base – destinado a atletas-adolescentes com idade entre 14 e 19 anos. Para ter direito deve comprovar ligação com um clube que pratica o esporte afiliado a uma federação ou confederação de nível estadual ou nacional e ter competido no ano anterior ao pedido da bolsa;
  • Bolsa Atleta Categoria Estudantil – destinado a atletas-adolescentes com idade entre 14 e 20 anos. O solicitante precisa estar na ponta dos competidores de jogos municipais, estaduais e federais no ano anterior a realização do peido da bolsa;
  • Bolsa Atleta Categoria Nacional – destinado a atletas com mais de 14 anos, aqui para poder ter direito ao benefício é preciso comprovar ligação com um clube que pratica o esporte afiliado a uma federação ou confederação de nível estadual ou nacional e ter participado no evento máximo nacional e conseguido chegar a até a terceira colocação. Fora isso, também é preciso comprometer-se em continuar no esporte por mias 3 anos;
  • Bolsa Atleta Categoria Internacional – os requisitos aqui são os mesmos da Bolsa Atleta Categoria nacional, com a única diferença que que o atleta deve ter vaga em disputas de campeonatos mundiais, Sul-Americanas ou Pan-americanas;
  • Bolsa Atleta Categoria Olímpico/Paraolímpico – é preciso ter idade mínima de 14 anos, estar vinculado a um clube desportivo afiliado a entidade de administração da sua modalidade em um nível estadual ou nacional. Também é preciso já ter sido parte da delegação brasileira nas últimas edições dos jogos olímpicos ou paraolímpicos como atleta e apresentar compromisso de não abandonar as competições pelos próximos 3 anos após as olimpíadas.
  • Bolsa Atleta Categoria Pódio – o atleta precisa provar que está entre os 20 primeiros colocados no ranking mundial na categoria que atua.
Quem tem direito

Quem tem direito

Como se inscrever no Bolsa Atleta 2021

A inscrição no programa Bolsa Atleta 2021 pode ser feita por meio da internet, sendo que para seguir com o passo a passo, você precisará de fazer o seguinte:

  • Entrar no site oficial da inscrição Bolsa Atleta 2021 – gov.br;
  • Informe todos os dados que são solicitados e finalize o processo.
Como se inscrever no Bolsa Atleta 2021

Como se inscrever no Bolsa Atleta 2021

Valor da Bolsa Atleta

O valor que cada atleta recebe pela Bolsa Atleta 2021 depende bastante da categoria na qual ele se enquadra. Sendo que dependendo da categoria, o valor do auxílio está no intervalo de R$ 370 a R$ 15.000 pagos mensalmente.

Como Acessar a Área Restrita

Depois da realização da inscrição, caso você venha a ser contemplado, precisará enviar o termo de adesão, o que é feito por meio da área de acesso restrito, para ter acesso a esse campo siga as etapas:

  • Entre no site do gov.br;
  • Informe os dados de acesso que forem solicitados para aceder.
Como Acessar a Área Restrita

Como Acessar a Área Restrita

Leave a Reply