Bilhete Único RJ 2021: Como Funciona, Cadastramento e Recarga

Quem costuma a usar o transporte intermunicipal na região metropolitana do Rio de Janeiro precisa de conhecer o Bilhete Único RJ 2021. Por meio desse bilhete é possível ter uma tarifa reduzida no sistema bilhete único intermunicipal e poupar mais em seu transporte. Por isso, não deixe de conferir os próximos tópicos deste post que foram preparados para ajudá-lo a entender como este bilhete funciona e como ter acesso a ele.

Bilhete Único RJ 2021

Bilhete Único RJ 2021

Como funciona o Bilhete único RJ

O Bilhete único RJ foi desenhado para trazer num único sistema toda a bilhetagem dos meios de transporte no Rio de Janeiro.

Essa melhor organização dos meios de transporte permite que hajam benefícios para os usuários, como descontos ou isenção da tarifa para quem for a usar os meios de transporte por um determinado período.

Além disso, pelo fato do dinheiro entrar primeiramente na caixa do sistema de transporte antes do seu devido uso no transporte público e o usuário levar consigo apenas o bilhete impresso, isso gera um certo desinteresse por assaltos.

Como funciona o Bilhete único RJ

Como funciona o Bilhete único RJ

O Bilhete único RJ tem uma tarifa acessível de R$ 8,55 e permite que o cidadão faça viagens usando no máximo 2 meios de transporte, podendo ser ônibus, trem, van legalizada e outros disponíveis. O prazo de utilização do bilhete é de 3 horas para a realização da integração entre os meios de transporte, e o seu usuário tem direito a apenas 2 benefícios tarifários por dia.

Valendo alertar ainda que os ônibus executivos popularmente conhecidos como “Tarifa” ou “Frescão” e o VLT, não fazem parte do grupo de veículos que podem ser acedidos por meio do Bilhete único RJ.

VEJA AINDA:


Cadastro Bilhete Único RJ 2021

Para poder ter acesso ao bilhete único RJ é preciso cumprir com todos os requisitos impostos pelo sistema de transportes do Rio de Janeiro. Sendo que essas exigências incluem o seguinte:

  • Ter somente um único bilhete único RJ vinculado ao seu CPF;
  • Ter idade mínima de 5 anos e máxima de 64 anos;
  • Possuir uma renda mensal que não passa o teto de R$ 5.839,45;

É importante ter em conta que a pessoa que realiza o cadastro é que pode usá-lo, ou seja, o cartão é pessoal e intransmissível.


Pontos de Cadastramento

Para poder ter acesso ao bilhete único RJ é preciso se dirigir a um dos postos de cadastramento do sistema de transporte RJ. As seguintes opções estão disponíveis para esse efeito:

  • Posto de Cadastramento – é preciso ter em mãos o RG ou outro documento oficial com foto e comprovante de residência;
  • Lojas RioCard – é preciso ter em mãos o RG ou outro documento oficial com foto e comprovante de residência;
  • Site – com.br.
Pontos de Cadastramento

Pontos de Cadastramento

Independentemente do meio usado para a aquisição do bilhete, após o cadastramento a habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal ocorrerá dentro de 2 dias.


Como Fazer a Recarga

Para poder fazer a recarga do Bilhete Único RJ é preciso que o seu usuário já tenha feito o cadastro no sistema. Cumprindo com isso, você poderá recarregar o bilhete por meio da internet da seguinte forma:

  • Entre no site da Recarga no site do cartaoriocard;
  • Em seguida informe o seu login e a senha cadastrada;
  • Verifique a caixa Não sou um robô e clique em Entrar.
Como Fazer a Recarga

Como Fazer a Recarga

Também é possível fazer a recarga do bilhete presencialmente numa das lojas RioCard.

 

Leave a Reply