Alistamento Militar 2021: Inscrição, Calendário e Documentos Necessários

Participar no processo de alistamento militar 2021 é dever de todo o cidadão do gênero masculino com idade superior a 18 anos. Sendo que a falta do atendimento a esse evento pode resultar em barramentos no acesso de certos serviços e oportunidades bastante importantes.

Por isso, é mais do que necessário que todo o brasileiro abrangido por essa obrigatoriedade saiba como seguir com o seu alistamento militar. Para isso, vale a pena conferir os próximos tópicos deste post para ficar por dentro do passo a passo deste processo e outras informações importantes para a realização do alistamento militar.

Alistamento Militar 2021

Alistamento Militar 2021

Veja também:

Inscrição para Alistamento Militar 2021

Quando o governo abre o período destinado a realização das inscrições do alistamento militar, o site de inscrições pela internet também é disponibilizado aos interessados. Sendo assim, você somente precisa de um dispositivo com conexão à internet para seguir e fazer a inscrição. Confira já a seguir o passo a passo a ser seguido:

  • Entre no site oficial do alistamento militar por este link – eb.mil.br;
  • Com a página já carregada, siga clicando na opção que diz quero me alistar;
quero me alistar

quero me alistar

  • Em seguida escolha a opção mais adequada para o seu caso em especifico;
Inscrição para Alistamento Militar

Inscrição para Alistamento Militar

  • Siga em frente apresentado todos os dados que são solicitados para a concretização da sua inscrição.
Informe todos dados necessários

Informe todos dados necessários


Alistamento Militar Online

O alistamento militar online consiste na inscrição que é feita pela internet, como explicado no tópico anterior. Nesse tipo de procedimento o candidato precisa de ter em mãos o seu CPF, uma vez que durante o passo a passo da inscrição, algumas dessas informações podem ser exigidas. Lembrando que o alistamento online ainda requisita o comparecimento do cidadão na unidade presencial para a conclusão da sua inscrição.

Nem todos os estados possuem a possibilidade de realização do alistamento militar online, sendo que em alguns estados ainda é preciso cumprir com esse dever físico na unidade presencial credenciada para o efeito. Somente estados com a sua Junta de Serviço Militar (JSM) já registada no sistema de alistamento online é que permitem o uso da internet para se inscrever no alistamento online.

Alistamento Militar Online

Alistamento Militar Online


Documentos Necessários

Quando o cidadão tiver que se dirigir a uma unidade presencial para concluir o seu alistamento, ele precisará de ter em mãos os seguintes documentos:

  • Comprovante de Residência;
  • Registro de Emancipação (no caso de índios);
  • Carteira de identidade, certidão de nascimento ou de casamento (deve ser original);
  • Certidão de naturalização ou termo de opção (se necessário);
  • 2 fotos 3×4 tiradas recentemente.

Calendário do Alistamento Militar 2021

Todos os anos o alistamento tem lugar nos primeiros meses do ano, sendo que ele normalmente inicia no primeiro mês até o dia 30 de junho. Para ter acesso a dados mais corretos em relação ao calendário do alistamento militar, esteja sempre atendo ao site do Sistema eletrônico de recrutamento militar.


Alistamento Militar Feminino 2021

A realização do alistamento militar feminino não é obrigatória, no entanto, caso essa seja a vontade da mulher, ela pode o fazer por meio dos concursos públicos que são disponibilizados pelo governo para esse efeito.

Leave a Reply